O Windows 8 mudou radicalmente a tela inicial. Em vez do desktop, a clássica área de trabalho, é carregada a tela de início, ilustrada abaixo:

Ela contém botões para os principais programas. São botões “vivos”: eles podem exibir informações atualizadas junto ao ícone, dependendo do programa. Os programas feitos exclusivamente para Windows 8 são os únicos que aproveitam este benefício. Eles são chamados de Metro ou Windows 8 apps, e são fornecidos exclusivamente pela loja de aplicativos.

Esses apps rodam em tela cheia, sem bordas, sem barras visíveis. Eles foram projetados para telas touchscreen para uso em tablets, mas também podem ser controlados com um mouse. O Windows 8 já vem com alguns programas deste tipo, como o cliente de e-mail, do SkyDrive, app de fotos e vídeos, clima, notícias, etc. Eles constituem a aposta da Microsoft para entrada no mundo dos tablets, já que ela veio para o ramo bem depois das dominantes Apple e Google.

TELA INICIAR

A tela iniciar do Windows 8 substitui tanto o menu Iniciar como o item Executar, em alguns casos. Não em todos, é claro. Para rodar comandos avançados, com parâmetros, ela dá uma complicada. Nesse caso basta chamar o Executar, que fica oculto, mas existe: tecle Win + R.

Se você vai executar apenas os programas tradicionais, que rodam na área de trabalho, você pode usar a barra de tarefas ou Alt + Tab para alternar entre eles. Já se você usar os apps modernos do Windows 8 há uma outra forma: é possível chamar uma barra na lateral esquerda com miniaturas dos apps.

Essa interface foi projetada para tablets. Para chamá-la basta deslizar o dedo da borda esquerda da tela sentido ao centro, e depois voltar um pouquinho para a esquerda. Isso numa tela de toque, é claro. Com o mouse você pode levar ele para o canto superior esquerdo. Bem lá em cima, as bordas da tela são sensíveis.

Para ver uma lista dos aplicativos modernos abertos, em vez de clicar, apenas leve o mouse para o canto superior direito e desça o cursor, mantendo-o na borda esquerda da tela. Isso chamará a barra de multitarefa, que lista os apps em execução:

BARRA LATERAL ESQUERDA

De forma parecida, na parte direita da tela também há uma barra. A da direita é a barra de charms, que contém botões fixos específicos. Para chamá-la o esquema é o mesmo, com a diferença que vale tanto a parte superior como inferior: leve o mouse para o canto direito da tela, numa das bordas, e desça (ou suba) mantendo o cursor alinhado à borda.

BARRA LATERAL DIREITA "CHARMS"

Cadê o logoff e desligar, reiniciar, etc?

Ela fica numa barra extra na lateral direita. Levando o mouse para um dos cantos do lado direito e a seguir movendo-o para cima ou para baixo (dependendo da borda que você escolheu), aparece a barra de charms, já comentada. Nela, clique em Configurações.

BARRA LATERAL DIREITA

O menu para fazer logoff ou trocar de usuário está num outro local, um pouco mais acessível. Ele fica no seu menu de usuário, clicando no seu nome na tela de início, no canto superior direito:

CONFIGURAÇÃO DO USUÁRIO

Ali há opções para mudar sua foto, bloquear a tela (ideal ao se afastar do computador por alguns minutos em ambientes com outras pessoas) ou sair. A opção de logoff é justamente esta sair: ela encerra os programas abertos e leva à tela de login.

Por: SamirUpoeta – Windows 8 para iniciantes